Lula entrega PEC da Segurança Pública ao Congresso; Motta garante celeridade na análise da proposta

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Governo tem pressa para oferecer ao país um sistema de segurança adequado, diz Lula

Fonte: Agência Câmara de Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que vai dar celeridade à tramitação da proposta de emenda constitucional que reformula o sistema de segurança pública, a chamada PEC da Segurança Pública. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregaram a proposta a Motta e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

As PECs de autoria do Poder Executivo são analisadas inicialmente na Câmara e depois seguem para o Senado.

No início do mês, Lewandowski esteve na Câmara para apresentar a proposta aos líderes partidários. A PEC prevê maior integração entre a União e os entes federados no combate ao crime organizado e confere status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Motta afirmou que a PEC foi bem recebida pelos líderes e ressaltou que o Congresso fará um amplo debate sobre a proposta. Para Hugo Motta, não há uma pauta que interesse mais à sociedade que a segurança pública. Ele disse que vai encaminhar o projeto imediatamente para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que vai avaliar a constitucionalidade da proposta, antes de seguir para uma comissão especial.

“O crime se organizou cada vez mais, e o Estado não se organizou para combatê-lo. É uma grande cooperação, não é usurpando competência, e nesse sentido a PEC é muito clara. Além disso, o Sistema Único da Segurança Pública vai ajudar no financiamento das ações”, disse Hugo Motta.

O presidente Lula afirmou que é importante estabelecer uma relação forte com os países que fazem fronteira com o Brasil para fortalecer o combate ao tráfico de drogas e ao contrabando de armas. Segundo o presidente, o governo tem pressa para oferecer ao país um sistema de segurança adequado e que possa combater o crime organizado.

“Hoje, o crime é transnacional. Eles estão envolvidos no futebol, na política, no Judiciário, nos empresários, no mundo artístico. É uma verdadeira multinacional de produzir ilícitos, praticar violência e contrabandear armas e traficar drogas”, disse Lula.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, elogiou o governo por buscar a conciliação e a convergência para construir esse debate. “É dizer para prefeitos e governadores que não estão sozinhos para enfrentar esse tema”, afirmou Alcolumbre.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onça-pintada é capturada pela PMA e será atendida no centro de reabilitação
Boletim Epidemiológico: MS registra 3.641 casos confirmados de dengue
Itens da cesta básica variam até 181% em supermercados de Campo Grande
Motta: "Não vamos permitir que o projeto da anistia prejudique a agenda econômica"
Deputados pedem apuração de fraude bilionária no INSS